SANTO ANTÔNIO E EXU: DOUTOR DOS PROBRES E MENSAGEIRO DE DEUS!


SANTO ANTÔNIO E EXU: DOUTOR DOS PROBRES E MENSAGEIRO DE DEUS!

No 13/06, será dia de Santo Antônio e para alguns terreiros de Umbanda dia de EXU. Mas antes de falarmos da relação entre Santo Antônio e Exu, precisamos conhecer um pouco mais sobre a vida do Santo.

Santo Antônio é também conhecido como Santo Antônio de Pádua, Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio do Pão e Santo Antônio de Pemba.

Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, que adotou o nome Antônio, ficou conhecido como Santo Antônio de Lisboa, pois nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, numa família rica. Contra a vontade de seu pai, Antônio foi para o convento Agostiniano de São Vicente de Fora. Lá, como noviço da ordem, passa a ter à sua disposição uma grande biblioteca, que possuía muitos manuscritos sobre ciências naturais, em especial medicina.

Com isso, Antônio avança na sua história, pelo estudo e pela oração, despertando em si o poder da palavra de Deus. Foi transferido posteriormente para Coimbra, no Convento de Santa Cruz, que é um importante centro de estudos de Portugal, onde se aprofunda em várias áreas do conhecimento. Em Coimbra, foi ordenado sacerdote. Logo se viu que o dom da palavra transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha muito conhecimento e grande poder de pregação.

O já jovem Padre Antônio, ao tomar conhecimento da história de alguns freis Franciscanos que foram aos Marrocos evangelizar os mouros e ao ver algumas relíquias desses missionários, entusiasma-se pelo fervor e intensidade com que eles viviam o Evangelho. Pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o Mosteiro de São Francisco de Assis. O então Frei Antônio pede autorização para ir pregar o evangelho no Marrocos, recebendo permissão dos Franciscanos. Ao chegar ao Marrocos, porém, Frei Antônio fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal, sem sequer ter tido a chance de fazer uma pregação.

Na viagem de volta, o navio é arrastado por uma tempestade, sendo desviado e vai para a costa da Sicília, na Itália, onde fica até 1221. Naquele ano, viaja para Assis, em Portugal, para participar do Capítulo da Ordem Franciscana. Naquela ocasião, o próprio Francisco de Assis pede para conhecer pessoalmente o jovem Frei Antônio, que já era famoso por suas eloquentes pregações.

Após conhecer São Francisco de Assis, Frei Antônio passou a viver em clausura num eremitério em Monte Paolo, na Província da Romagna, na Itália, onde ficou por 15 meses em intensa meditação e árduas disciplinas. Sai da clausura para participar de uma ordenação em Forlì, na Itália. Na cerimônia, em função da ausência de palestrantes, é convidado pelo representante Provincial presente para fazer a homilia. Relutante, já que havia muitos freis Dominicanos na cerimônia, conhecidos pelas suas belas apresentações, Frei Antônio sobe ao púlpito e deslumbra a todos com seu conhecimento e cultura.

Naquela época, nas regras da Ordem Franciscana, ainda em formação, o estudo erudito não era encorajado, mantendo a ênfase da atuação da Ordem em trabalhos manuais e auxílio aos necessitados. Foi somente em 1223, que o Papa Honório III sancionou a regra final da Ordem Franciscana, autorizando uma formação mais aprimorada, desde que submissa ao trabalho manual, à prece e à vida espiritual.

A partir de então, cada vez mais conhecido e influente na Ordem, Frei Antônio é autorizado diretamente por Francisco de Assis para a tarefa pastoral, dedicando-se ao ensino da teologia em Bologna, na Itália. Mas não se limitou às aulas, praticando suas pregações intensamente na região. Deslocando-se posteriormente para a França, ensinou na Universidade de Toulouse, em Montpelier e em Limoges.

O seu dom para a oratória e sabedoria eram tamanhos, que não demorou muito para que graças a ele, uma grande atividade católica florescesse na Itália e na França. Suas pregações foram responsáveis por trazer muitas pessoas que estavam afastadas da igreja.

Após o falecimento de Francisco de Assis, em 1226, foi enviado pela Ordem Franciscana ao Papa Gregório para apresentar-lhe as regras da Ordem. Entre 1227 e 1230, como Ministro Provincial da Romagna, atuou e pregou na região, incluindo Pádua, para audiências cada vez maiores. Nesse período, colocou por escrito diversos dos seus sermões e ficou cada vez mais popular pela defesa dos mais pobres, endividados e necessitados. Com influência na política local, em 1231, conseguiu alterações em leis municipais de Pádua relacionadas à prisão de devedores, aliviando o sofrimento dessas pessoas.

Frei Antônio faleceu no dia 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália, após uma grave crise de hidropisia. Por isso é conhecido também como Santo Antônio de Pádua e a data de 13 de junho ficou consagrada em sua homenagem.

Frei Antônio, ao longo de sua vida, dedicou-se aos estudos litúrgicos e o auxílio aos menos favorecidos. Defensor dos pobres, tornou-se mensageiro da igreja e de Deus, levando a Sua Palavra àqueles que mais precisavam. Alimentava o espírito com A Palavra e o corpo com pães que distribuía aos necessitados.

Tantos milagres foram atribuídos ao Frei Antônio, que apenas onze meses após sua morte, foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta, o que foi considerado por São Boaventura, presente à exumação, como prova de que a pregação de Antônio era inspirada por Deus.

Após um milagre a ele atribuído e o fato de, em vida, ter distribuído pão aos pobres, passou a ser também conhecido como Santo Antônio do Pão. Pelo relato do milagre, uma mãe invocou o auxílio de Antônio para ressuscitar seu filho de 20 meses, que havia se afogado, prometendo dar o peso do menino em pão para os pobres, caso fosse atendida. E milagrosamente o pequeno voltou a viver.

Vários milagres e graças atribuídos a Santo Antônio estão relacionados à família e às crianças, sendo por isso considerado protetor das crianças e das famílias. Sua bondade para com os mais necessitados lhe rendeu o título de Pai dos Pobres. Por ser franciscano, é considerado, junto com São Francisco de Assis, protetor dos animais. Auxiliou muitas mulheres, evitando que fossem submetidas à prostituição e exploração sexual, provendo meios de sustento, dotes e bons casamentos, o que lhe rendeu a fama de santo casamenteiro.

Um dos milagres a ele atribuídos se refere a uma jovem que estava desesperada, pois sua mãe, muito humilde e em grandes dificuldades financeiras, seria obrigada a oferecer a filha para a prostituição. Naquela época, os devedores ainda eram aprisionados por dívidas não saldadas. A jovem recorreu ao Santo com tanta fé e lágrimas que este materializou um bilhete para ser levado a um comerciante local indicado por Antônio. O bilhete dizia: “Senhor nosso, queira obsequiar esta jovem que lhe entrega este bilhete com tantas moedas de prata quanto o peso do mesmo papel. Deus o guarde! Antônio.” A jovem foi ao comerciante, que intrigado e comovido, atendeu ao pedido: colocou o bilhete na balança e deixou cair no prato uma moeda de prata que não equilibrou o bilhete. Surpreso e intrigado, foi adicionando mais moedas, até que atingisse o montante equivalente a 400 escudos. Naquele momento, o comerciante se lembrou de promessa feita ao próprio Santo Antônio, de doar 400 escudos a um necessitado por uma graça obtida por intermédio do Santo. E assim, com um dote de 400 escudos em peças de prata, tendo saldado a dívida da família, não tardou para que a jovem conseguisse se casar.

Na Umbanda, é conhecido como Santo Antônio de Pemba ou Santo Antônio de Batalha. É comum o sincretismo de Santo Antônio com Exu, pois, assim como Exu é considerado o mensageiro dos Orixás e responsável pela evolução do ser, Santo Antônio é considerado o mensageiro do Evangelho e aquele que levava seus pedidos à Deus. Além disso, Santo Antônio, tanto em vida quanto após, atuou e atua na evolução intelectual e material das pessoas.

Exu atua em nome da lei maior, orientando para o crescimento e prosperidade. Exu é correto e certeiro, é direto com as palavras e compreensível a todos. Exu também é muito procurado para assuntos de trabalho e dinheiro. Exu, assim como Santo Antônio, entende muito das necessidades humanas.

Não é fácil fazer a ligação de Santo Antônio e Exu, pois muito da história das religiões africanas foram passadas por tradição oral e por meio de alguns pontos cantados que referenciam indícios dessa conexão. Os escravos, em sua maioria, não sabiam escrever e não tinham permissão para cultuar seus Orixás diretamente. O sincretismo com os santos católicos era a única forma de reverenciar os Orixás.

Por esses motivos, há escasso material de pesquisa. Ainda por isso, há muitas diferenças regionais. Na Bahia, por exemplo, Santo Antônio de Batalha, especificamente, é sincretizado com Ogum, em função de sua notória influência nas fileiras militares portuguesas. Oficialmente, por decreto de 25 de dezembro de 1814, do então Príncipe Regente D. João VI, Santo Antônio recebeu a patente de Tenente-Coronel de Infantaria, por ter intercedido em vitórias de Portugal e suas Colônias sobre forças espanholas, holandesas e francesas em diversas oportunidades, na Europa, nas Américas, na África e na Ásia. O decreto régio coroa a “carreira militar” do nosso Santo “Martelo dos Hereges”, que começou em 1595, em Salvador, como soldado raso na expulsão dos franceses da Bahia.

Assim como a evolução natural de um Exu, nosso Santo de Batalha foi de soldado da fileira até líder de batalhão. O Tenente-Coronel Santo Antônio é o padroeiro do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Consta que o soldo correspondente foi pago ao Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro, para manutenção de sua capela e subvenção da festa de 13 de junho, até 1911.

Santo Antônio de Pemba vêm de uma história da Colônia do Brasil, na época dos folguedos para Santo Antônio, quando se erigiam uma fogueira e um altar para o Santo. A pemba, um pó branco utilizado desde a época dos escravos para pintar o corpo e para promover proteção espiritual, era usada pelos os escravos da fazenda para recobrir a imagem de Santo Antônio, em agradecimento e reverência. Outra conexão pode ser estabelecida com o fogo da fogueira para Santo Antônio, pois Exu é dono do fogo.

Zé Pelintra, um dos grandes socorredores da Umbanda, frequentemente homenageia e pede auxílio a Santo Antônio. Assim como Zé Pelintra, Santo Antônio é frequentemente invocado para expulsar espíritos malignos, em função de dois milagres de desobsessão a ele atribuídos ainda em vida.

Alguns terreiros distribuem o chamado pão de Santo Antônio no dia 13 de junho, que é abençoado por Zé Pelintra, em nome do Santo. Esses pedaços de pão são comumente guardados dentro de potes de açúcar, arroz, feijão ou farinha e assim, durante o ano inteiro, não estragam servem para trazer fartura.

Pontos Cantados com referência ao Santo

“Santo Antonio de Batalha,

Faz de mim batalhador,

Santo Antonio de Batalha,

Faz de mim batalhador,

Corre e Gira Pomba Gira,

Tranca Rua e Marabô

Corre e Gira Pomba Gira,

Tranca Rua e Marabô.”

Esse ponto, muito popular em giras de Exu, estabelece uma relação entre Santo Antônio e Exu.

“Santo Antônio de Pemba caminhou sete anos,

a procura de um anjo, até que encontrou.

Santo Antônio de Pemba caminhou sete anos,

a procura de um anjo, até que encontrou.

Ah, como caminhou Pemba,

Ah como caminhou, Pemba,

Ah como caminhou,

Santo Antônio de Pemba,

Ah como caminhou.

Auê, auê, quem demanda na terra é auê...”

Esse ponto traz o nome de Santo Antônio de Pemba.

“Zé Pelintra, cadê Santo Antonio?

Estava rezando e fazendo oração

Santo Antônio que gira e retira,

Que quebra as demandas de toda a nação.”

Esse ponto estabelece a parceria entre Santo Antônio e Zé Pelintra.

“Santo Antônio é quem abre os caminhos Santo Antônio e quem cerra o conga (2×)

Olhai meu Santo Antônio não deixe o conga virar (2×)

Ogum abre-se portas Santo Antônio cerra a porteira (2×)

São Benedito e Santo de mesa toma conta do nosso terreiro (2×)

Esse ponto estabelece uma conexão de Santo Antônio com Exu, pois como Santo Antônio Exu é guardião dos caminhos, é protetor de porteiras (Exu Porteira) e protetor de Terreiros.

Salve Santo Antônio! Laroyê Exu!

E.C.S.Rebouças

Revisão: C.A.Rebouças

Fontes:

- Umbanda da Vida: Santo Antônio de Pemba: http://umbandadavida.blogspot.com/.../santo-antonio-de...

- Cruz Terra Santa: História de Santo Antônio: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de.../119/102/...

- ACI Digital: Assim nasceu a tradição do pão de Santo Antônio: https://www.acidigital.com/.../assim-nasceu-a-tradicao-do...

-Nossa Sagrada Família: História de Santo Antônio: https://www.nossasagradafamilia.com.br/.../historia-de...

- Matéria Astral: Santo Antônio de Pemba – Ogum, Exu, Zé Pilintra, http://materiastral.blogspot.com/.../sto-antonio-de-pemba...

- Luz Umbanda: Santo Antônio na Umbanda, https://www.luzumbanda.com/santo-antonio-na-umbanda/

- Umbanda eu Curto: Santo Antonio e Exu: porque muitos fazem esta correlação entre Eles?, https://umbandaeucurto.com/materias/textos/santo-antonio/

- Santo Soldado: Militarização de Santo Antônio no Rio de Janeiro Setecentista. Rafael Brondani dos Santos, Londrina 2005, https://anpuh.org.br/.../1548206574...

- Quadro Complementar de Oficiais – Santo Antônio. Serviço de Assistência Religiosa do Exército – SAREx: http://sarex.dgp.eb.mil.br/.../164-quadro-complementar-de...

- O caso do Soldo do Santo Antônio que tinha patente militar - https://www.conjur.com.br/.../passasdo-limpo-soldo-santo...

 

 
Tags: Santo Antônio, Exu

← Retornar à pagina inicial

Localização

Avenida Nicanor Reis, 1200
Bairro Jardim Torrão de Ouro
São José dos Campos - SP

Horário Funcionamento

ATENDIMENTO - Terças-Feiras das 19:00 - 21:30
(Os portões abrem as 18:30 e fecham as 20:30)
DESENVOLVIMENTO - Quintas-Feiras das 18:30 - 21:30
(só trabalhadores da casa)

Fique em contato

Email:  contato@tuctvc.com
 (12) 3944-4007
(Não atende ligações)