José Manuel Alves (mais conhecido como J.M. Alves), português radicado no Brasil, compositor reconhecido, cujas canções de sua autoria foram gravadas por cantores conhecidos na época como as Irmãs Galvão, Grupo Piratininga, Osni Silva, Ênio Santos, entre outros. Em 1955, a marchinha Pombinha Branca, composta em parceria com Reinaldo Santos, foi gravada por Juanita Cavalcanti. Ainda compôs xotes, valsinhas, baiões, maxixes e outros gêneros musicais de sua época, e realizou um sonho ao gravar o seu único LP, disco de vinil, em 1957.
No entanto, era cego. Em busca de sua cura foi à procura da ajuda do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Embora não tenha conseguido seu intento, ficou apaixonado pela religião e compôs uma canção para homenageá-la. Apresentou a letra ao Caboclo das Sete Encruzilhadas, o qual tanto a apreciou, que resolveu nomeá-la como Hino da Umbanda. Em 1961, durante o Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda, presidido por Henrique Landi Júnior, foi finalmente oficializada em todo o Brasil.
Originalmente foi composta para ser interpretada como a marcha de um hino, mas depois de cair nas graças do povo, passou a ser cantada ao som de atabaques nos terreiros de todo o país.
Eis aqui sua letra original:
Refletiu a luz divina
Em todo seu esplendor
Vem do Reino de Oxalá
Onde há paz e amor.
Luz que refletiu na Terra
Luz que refletiu no Mar
Luz que veio de Aruanda
Para tudo iluminar
Umbanda é paz e amor
É Um Mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
E à grandeza nos conduz.
Avante filhos de fé
Como a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá.
A ideia de uma bandeira para a Umbanda surgiu através do Babalorixá Presidente da Associação de Umbanda de Caxias, Saul de Medeiros, o qual idealizou a bandeira, que de imediato foi bem recebida pelo povo umbandista de Caxias do Sul e também do Rio Grande do Sul, mas a ideia é que a bandeira se tornasse nacional.
Em abril de 2008, Saul de Medeiros associou-se com a FUGABC – Federação Umbandista do Grande ABC, e, em 1 de Junho do mesmo ano, realizaram o lançamento oficial da Bandeira da Umbanda no Teatro Municipal Dr. Paulo Machado de Carvalho, na presença de mais de 1.200 irmãos umbandistas.
A bandeira pelo olhar de seu criador: ”A imagem de um lindo sol radiante, e, de seu núcleo, sai uma figura que no primeiro instante parece a de um enorme pombo branco, mas olhando com mais atenção, a forma se modifica deixando transparecer a de um espectro humano angelical, com enormes asas, como se dirigisse a um destino determinado, a realizar uma missão”.
Figura 1 - Bandeira da Umbanda |
← Retornar à pagina inicial
Avenida Nicanor Reis, 1200 Bairro Jardim Torrão de Ouro São José dos Campos - SP
ATENDIMENTO - Terças-Feiras das 19:00 - 21:30 (Os portões abrem as 18:30 e fecham as 20:30) DESENVOLVIMENTO - Quintas-Feiras das 18:30 - 21:30 (só trabalhadores da casa)
Email: contato@tuctvc.com
(12) 3944-4007
(Não atende ligações)