Dedicação dos Sacerdotes
O trabalho de um sacerdote de umbanda é o mesmo de um padre da igreja católica, de um pastor das igrejas protestantes ou de um rabino. As diferenças estão nas nossas crenças e nas formas de comunicação com a espiritualidade superior.
O sacerdote umbandista precisa transmitir com clareza os ensinamentos do Pai e as aspirações da espiritualidade superior para o nosso desenvolvimento e crescimento moral e espiritual, sem a interferência dos nossos próprios desejos e ego.
Ser sacerdote de umbanda não envolve somente o querer: você precisa receber o chamado, ser preparado e passar por todos os níveis de trabalho dentro de uma casa de Umbanda. Isso vai permitir que compreenda o que se passa nos níveis material e espiritual.
O sacerdote deve ser um líder e gerenciar os médiuns e assistidos, além de: estudar constantemente para transmitir com clareza os ensinamentos materiais; promover os estudos dentro da casa de Umbanda, para que exista a preparação correta dos médiuns; transmitir os fundamentos da Casa para os médiuns; conduzir os trabalhos com responsabilidade e pontualidade; zelar pelos médiuns e pela espiritualidade dos mesmos; desenvolver e orientar, com disciplina e responsabilidade, a mediunidade daqueles que buscam seguir a religião de Umbanda; despertar e fortalecer a fé de todos que venham à Casa, sem distinção de religião ou conversão; e representar a Umbanda, com fé e dignidade.
Apesar de não ser uma religião conversionista, isto é, que não obriga que os assistidos e frequentadores se convertam ou se submetam a rituais específicos, os sacerdotes de Umbanda também ministram sacramentos, como batismo e matrimônio.