PONTOS DE VISTA
Em nossas vidas aqui na terra, nos deparamos sempre com momentos de dificuldades, adversidades que muitas vezes não conseguimos encontrar sua causa, nada que justifique estarmos passando por isso, mas será mesmo que tudo é karma de vidas passadas?
Realmente é difícil ter a certeza que isso é uma dívida de vidas passadas ou não, e se focarmos nesse tipo de pensamento imaginaremos que fomos pessoas terríveis e que precisamos viver em um eterno sofrimento aqui na terra para pagar suposta dividas.
Lembre-se que esse mundo é um mundo de provas e expiação, mas apenas lembramo-nos da expiação, e esquecemos que constantemente somos colocados a prova, pois é muito fácil dizer que você é um bom samaritano, que nessa nova jornada terrestre não cometerá erros e que já aprendeu a lição, mas você precisa provar isso, provar que realmente houve uma reforma intima e agir da forma mais nobre possível.
Vamos imaginar que você esteja passando por uma situação difícil, pois alguém te prejudicou, a reação mais comum é você guardar ódio e rancor dessa pessoa e ficar constantemente relembrando e remoendo tudo que ela fez, chegando até desejar a morte dessa outra pessoa, a reação mais rara de se ver é aquela pessoa que realmente perdoa de coração, mas para não sermos hipócritas temos que concordar que é muito difícil praticar a lei do perdão.
Mas e se mudarmos nosso ponto de vista? Imaginarmos que até pedimos para que nessa encarnação passássemos por essa situação desconfortável, se suplicamos a Deus que entrasse no caminho alguma pessoa com más tendências para realmente provarmos que subimos um “degrauzinho” na nossa evolução e nos tornamos pessoas melhores.
E que essa é uma oportunidade perfeita para além de provar ganharmos experiência, se a pessoa abusou de nossa fraqueza, por que então não trabalhamos nessa fraqueza para evitar que futuramente outras pessoas abusem dela.
Lembre que a justiça pertence a Deus:
“Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente!” (Salmo 94 1-1)
Mas isso não significa que não temos que nos defender, mostrando que temos amor próprio, mas sempre de maneira justa e com a maior compaixão possível, pois existe a lei universal do julgamento:
“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês”.( Matheus 7 1-2)
Se a pessoa te prejudicou, isso é PROBLEMA DELA, Deus irá aplicar a justiça de maneira justa, mas vamos listar alguns pontos para se tirar proveito dessa situação, isso mesmo proveito:
- Estamos tendo uma oportunidade de pagar algum karma se tivermos;
- É uma grande oportunidade agir de maneira nobre e provar que subirmos um “degrauzinho” em nossa jornada;
- Podemos reconhecer nossos pontos fracos corrigi-los e melhora-los;
- Se aprendermos com a situação, seremos pessoas mais maduras e sábias;
- Saberemos lidar melhor com situações semelhantes no futuro;
- Teremos mais empatia com pessoas que passam por situações semelhantes;
- Aprenderemos a não agir como nosso irmão que está distanciado dos ensinamentos de cristo, pois saberemos como é doloroso ser vitima dessa situação.
Para finalizar não podemos esquecer que Deus é justo, e que o homem pode te prejudicar, mas Deus irá te recompensar em dobro se você agir de maneira nobre perante a situação, e que seu irmão este criando karma, enquanto você tem a oportunidade de se provar uma pessoa melhor e ganhar experiência, se mudarmos o ponto de vista, será que não iremos enxergar que nosso irmão é digno de pena e que se aceitarmos a nossa situação e tirar o melhor proveito dela seremos vitorioso e poderemos provar a Deus e a nós mesmos o quanto crescemos e evoluímos espiritualmente? Será que depois de mudar a maneira como enxergamos a vida não será mais fácil perdoar nosso irmão, e até agradecermos ele por tudo isso?
Mude o seu ponto de vista e seja feliz.
Autor: Heitor (Integrante da egrégora T.U.C.T.V.C.)
Foto: de Kyle Roxas no Pexels
← Retornar à pagina inicial
