É o único orixá permanentemente duplo. Ibeji, o orixá formado por duas crianças gêmeas, é regente da linha das crianças, governa tudo referente as crianças até sua adolescência, e tudo que se inicia, desde a nascente de um rio ou o germinar das plantas.
Na mitologia africana são filhos de Xangô e Iansã. Para os iorubas não existe maior riqueza que os filhos, pois garantem a continuidade. Agora ser abençoado por gêmeos, significa boa estrela, sorte e prosperidade.
A palavra Ibeji em ioruba significa “gêmeos, duplo”, enquanto que a palavra erê significa “brincadeira, diversão”. Não confundir com criança que em ioruba se diz “omodé’.
Na África os deuses gêmeos tinham nome, sendo eles Taiwó e Kahinde.
Os orixás crianças representam a força da magia e estão associados a tudo que é duplo. Inclusive a eterna dualidade do mundo como bem e mal, amor e guerra, material e espiritual, são muito bem representadas por eles.
Assim como crianças que são, sua energia representa a ingenuidade, leveza, espontaneidade, atividade e respeito aos mais velhos. É a energia da inocência.
Regem também todos os novos filhos das religiões de matriz africana, pois quando iniciamos somos “crianças” na religião. Para o Candomblé tem papel indispensável entre os iniciados, pois são eles os responsáveis pela comunicação dos orixás com o iaô.
Alguns pais e mães de santo mais antigos relatam que o zelador de santo deve cuidar muito bem de Exu e também de Ibeji. Este último para que não atrapalhe os rituais com suas brincadeiras infantis.
Muitas correntes do Candomblé consideram os erês como manifestações infantis dos outros orixás, sendo que neste caso os erês são servidos com seu orixá correspondente. Por este motivo muitos erês se identificam como folhinha, pedrinha, ondinha, pipoquinha, entre outros.
Na Umbanda sincretizamos Ibeji com os santos católicos gêmeos São Cosme e São Damião, e por este motivo cultuamos este orixá em 27 de setembro, dia do martírio dos santos.
Cosme e Damião eram médicos e cristãos que não curavam apenas pelo conhecimento medicinal, mas também por orações, e o mais importante, não cobravam nada por seus atendimentos,
A igreja mais antiga ainda em pé, construída no Brasil, foi erigida em homenagem aos santos gêmeos. Construída em Igarassu, Pernambuco, na segunda metade do século XVI (iniciou a construção em 1565). Igarassu faz pare da Região Metropolitana do Recife e dizem que em 1685, Recife e adjacências foi assolada por um grande surto de febre amarela, entretanto, Igarassu escapou milagrosamente ilesa e este milagre foi conferido à Cosme e Damião.
Por este motivo, na Umbanda, também recorremos a Cosme e Damião para assuntos de saúde.
Nas festividades deste orixá todos os terreiros, templos, tendas, roças ou barracões abrem suas portas para todas as crianças para serem abençoadas por Ibeji e para receberem os famosos “doces de Cosme e Damião”. Na ocasião, normalmente a distribuição de doce é farta, podendo incluir brinquedos.
É no açúcar que reside o axé de Ibeji e é através do açúcar que erê, seu representante, distribui este axé.
Invocamos Ibeji/Cosme e Damião para cuidar de crianças em todas as situações, para a união de casais, em casos de acidentes domésticos, nos problemas de saúde, mas principalmente para trazer alegria, energia e paz no lar. Pedimos por eles também quando vamos iniciar qualquer coisa em nossas vidas. Não são poucos os que recorrem a eles por prosperidade.
Onde Ibeji está assentado a negatividade não encontra campo fértil, mas o amor, a alegria, a união e a paz sempre haverão de prosperar.
Fontes:
Avenida Nicanor Reis, 1200 Bairro Jardim Torrão de Ouro São José dos Campos - SP
ATENDIMENTO - Terças-Feiras das 19:00 - 21:30 (Os portões abrem as 18:30 e fecham as 20:30) DESENVOLVIMENTO - Quintas-Feiras das 18:30 - 21:30 (só trabalhadores da casa)
Email: contato@tuctvc.com
(12) 3944-4007
(Não atende ligações)