A tradução do nome Ogum já nos diz muito a respeito deste Orixá. O significado pode ser “Senhor da Guerra” ou “Guerreiro”.
Para nós, Ogum imediatamente remete à ideia de proteção e de caminhos abertos. Mas originalmente ele era visto como o Orixá da metalurgia. Sendo assim, tudo o que pudesse ser confeccionado em metal era atribuído a Ogum. De armas para a caça e para a guerra, utensílios domésticos e principalmente ferramentas. Principalmente aquelas voltadas para a agricultura e que facilitavam a vida no campo. Por este motivo, Ogum também foi conhecido como Orixá da agricultura.
Ogum é considerado o primeiro Orixá a descer do Orun (céu) para o Aiyê (terra). Carrega consigo um molho de ferramentas contendo alavanca, machado, pá, picareta, espada, faca e outros instrumentos que fez questão de mostrar aos homens e ensinar como deveriam ser feitos. Foi com estes instrumentos que o homem dominou a natureza.
Tudo o que o ser humano faz para melhorar as atividades costumeiras é conhecido como tecnologia. Tecnologia é inovação. E é por isso que Ogum é considerado o Orixá patrono da tecnologia.
É o poder do sangue que corre nas veias. Como Exu, está presente no calor e na ira. Ogum é uma força da natureza, incontrolável, que se faz presente nos momentos de força e impacto.
Os filhos de Ogum tem tendência a serem magros, tímidos, discretos, atraentes e algumas correntes defendem que podem ter mudança radical após os 40 anos.
Ogum é o arquétipo do guerreiro. Bastante venerado no Brasil por estar associado à luta e à conquista. Tem como sincretismo São Jorge e Santo Antonio, figuras extremamente populares dos católicos, o que ajudou a disseminar seu culto.
Filho de Iemanjá, irmão mais velho de Exu e Oxóssi. Este último extremamente adorado pelo irmão, foi Ogum quem deu à Oxóssi suas ferramentas para a caça.
Ogum rege o sangue que corre em nossas veias e talvez isso explique o comportamento tão ativo deste Orixá, que pode ser cruel e impiedoso com os inimigos, mas também dócil e amável para aqueles que ama. É a vida em seus extremos.
Ogum é aquele que adora iniciar uma conquista, mas não usufrui dela. Tão logo alcance a vitória, busca uma nova demanda. Gosta do calor da batalha e não dos louros da vitória.
Ao mesmo tempo, é imparcial e implacável. É o agente que executa a lei ditada por Xangô. Não discute a lei, apenas a aplica de forma exemplar.
É e sempre será mais paixão que razão. Aos amigos, tudo, até o doloroso perdão. Aos inimigos, a mão forte e impiedosa da destruição.
Diz uma lenda que coube a Ogum a tarefa de povoar a Terra. E assim seguiu Ogum, abrindo caminhos, firmando aldeias e seguindo com sua tarefa até concluí-la. Então Ogum não é apenas um guerreiro ou aquele que abre picadas na densa mata virgem. É também o responsável por todo o conhecimento prático existente, aquele que tira as ideias do papel e as torna reais. Da agricultura, passando pelas armas, pela eletricidade e pelos atuais computadores, Ogum, o patrono da tecnologia, é o grande desbravador do mundo em que vivemos. Assim sendo ele abre caminhos para a instalação de uma rodovia ou estrada de ferro, leva energia e saneamento a lugares carentes, favorece a instalação de indústria em locais inóspitos. É o responsável pelo desenvolvimento. O desconhecido é seu inimigo.
É padroeiro de todos os ofícios que trabalhem com carros, caminhões, ferramentas e armas. Ogum é o grande protetor dos militares.
Na Umbanda, é o protetor maior, sem o qual não há segurança nas giras. É também considerado protetor contra toda e qualquer entidade masculina, encarnada ou desencarnada.
Recorremos a Pai Ogum para a proteção de qualquer tipo de mal, nas brigas, conflitos e desavenças é ajuda poderosa, para o desenvolvimento de empresas ligadas à indústria, à química e à tecnologia, e, por fim, para que a lei se cumpra.
Fontes:
Avenida Nicanor Reis, 1200 Bairro Jardim Torrão de Ouro São José dos Campos - SP
ATENDIMENTO - Terças-Feiras das 19:00 - 21:30 (Os portões abrem as 18:30 e fecham as 20:30) DESENVOLVIMENTO - Quintas-Feiras das 18:30 - 21:30 (só trabalhadores da casa)
Email: contato@tuctvc.com
(12) 3944-4007
(Não atende ligações)