A palavra Oxalá significa “O Grande Orixá” ou ainda “Senhor da Luz Divina”. Alguns escritores dizem que os negros escravos se referiam a Oxalá pelo nome Orixalá, que significa Orixá dos Orixás, e por contração o termo Orixalá, passou a ser simplesmente Oxalá. Em locais da África era conhecido como Obatalá, que vem a ser o Oxalá original.
Considerado também o Grande Pai, por ser o mais velho de todos os Orixás e por ser pai de todos os Orixás e de todos os seres do céu e da terra. É a concepção no sentido masculino do termo. Apesar do título de pai dos Orixás, é sabido que nem Iemanjá e nem Logunedé são seus filhos.
Segundo a definição de Zélio de Moraes, mostrado por Ronaldo Antonio Linares, Oxalá seria aquele que traz o poder total de Deus dentro de si, que foi dividido aos seus filhos Orixás. Por este motivo cada Orixá tem a sua cor, e a de Oxalá é o branco, que é a soma de todas as cores.
Na África era o mais respeitado entre os Orixás Fun-Fun (Orixás Brancos) e também atribuíam a ele a criação da Terra, apesar de algumas lendas questionarem este ponto. Contudo, Oxalá é aquele que atua sobre as pessoas o tempo todo, a mais elevada energia divina.
Oxalá atua em todos os campos, porém é na fé e na religiosidade das pessoas que se encontra seu ponto mais proeminente. É ele que conecta os espíritos dos encarnados com o Orun, o céu ou plano espiritual o tempo todo. Por este motivo o chacra que o rege é coronário (alto da cabeça) e é por ele que Oxalá aplica a sua mais pura vibração em todos os seres. Resumindo, Oxalá é elo que nos conecta a Olorun (Deus).
Afastar-se de Oxalá é afastar-se de Deus, das virtudes, e, dessa forma, tornar-se presa fácil para a espiritualidade inferior.
O Candomblé influencia algumas casa de Umbanda, pois dividem o culto de Oxalá em outros dois: Oxaguiã, Oxalá moço e guerreiro, cujo símbolo é o idá (espada) e Oxalufã, Oxalá velho e sábio, já arcado pelo tempo, sempre apoiado em seu opaxorô (cajado). Oxalufã simboliza muito a imagem que a maioria dos umbandistas tem de Oxalá.
Por ser o detentor primeiro do poder de Deus, possui de forma globalizada, o conhecimento e o poder de todos os outros Orixás. Muito se diz que se não souber a quem pedir, peça a Oxalá por este motivo.
A palavra que simboliza Oxalá é a fé. É pela fé que chegamos a ele e podemos usufruir de suas bênçãos.
Recorremos a Oxalá quando precisamos nos aproximar do Sagrado, do Divino; para firmar nossa cabeça e despertar nossa fé, em casos de situações extremamente complexas de resolver, para a bênção de pais encarnados, para trazer uma pessoa ou situação para a luz.
Por último e mais importante, a maior bênção que Oxalá pode nos outorgar é a paz, e também é constantemente solicitado para dissolver conflitos ou diferenças de qualquer tipo.
Sincretismo: Jesus Cristo;
Data de culto: 25 de Dezembro;
Saudação: Epa Babá (Salve o Pai, com admiração),ou Babá Okê (Salve o Pai) ou Exê Uepê Babá (Oxalá é meu Pai);
Área de atuação: A paz, a fé, o progresso e saúde;
Elemento: Ar e éter;
Chacra: Coronário;
Metal: Ouro branco, prata e platina;
Astro regente: Sol;
Dia da semana: Domingo;
Cor da guia: Branca leitosa;
Cor da vela: Branca;
Pedra: Diamante ou cristal;
Bebida: Suco de uva, água e vinho doce;
Amalá: Milho branco, arroz com mel, canjica doce;
Frutas: Uva verde, pera, damasco, figo, polpa de coco, pêssego;
Flores: Girassol, lírio branco e todas as flores brancas (rosas sem espinhos);
Algumas ervas: Boldo, saião, manjericão, alfazema, arruda, erva cidreira, hortelã, folhas de laranjeira, folhas de algodoeiro, entre outros;
Local de oferta: Alto de morro, campo gramado (calmo e limpo), locais sagrados;
Animais: Caramujo, pomba branca e coruja branca;
Instrumentos: Opaxorô (Cajado);
Fontes:
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