Obá é um Orixá que possui um caráter apaixonado e corajoso. Não teme nada nem ninguém. Considerada senhora da guerra, uma amazona destemida, e uma sábia e justa feiticeira. Como não conhece o medo, não existem incômodos que a desviem de seus objetivos. É prática, poderosa, leal e sempre muito correta.
Todos aqueles que possuem demandas judiciais e necessitam apelar para instâncias maiores, deverá pedir a Obá. Mas lembre-se, ela só ajuda os injustiçados.
Ajuda a encontrar objetos perdidos e toma sob sua proteção todas as mulheres que possuem casamentos infelizes ou que foram traídas pelo marido. Mentiras atraem a sua ira.
O domínio de Obá são as corredeiras, as águas revoltas.
Obá é uma feiticeira velha e muito poderosa, líder da confraria das mulheres guerreiras. É uma iabá das águas, mas domina todos os elementos. Por sua tenacidade, é muito solicitada em causas impossíveis.
É retratada ora como uma mulher idosa e ranzinza, ora como uma guerreira em traje de montaria, sempre com sua espada e seu escudo inteiramente entregue à batalha. Obá não possui vaidade, não liga para a própria aparência. É muito dotada fisicamente, sua força pode ser maior que a dos outros Orixás masculinos, mas beleza certamente não um de seus atributos.
Representa as emoções reprimidas e insatisfeitas, o sofrimento que dá a sensibilidade para sintonizar-se com as vítimas da injustiça. É amarga pelo desprezo do marido, despreza a juventude.
Introspectiva, gosta de solidão, não é sociável e fala pouco. Generosa, mas não gosta de brincadeiras, não aceita pedido de desculpas.
As características de Obá foram absorvidas por Nanã e Iansã na maioria das doutrinas de Umbanda.
Fontes:
Avenida Nicanor Reis, 1200 Bairro Jardim Torrão de Ouro São José dos Campos - SP
ATENDIMENTO - Terças-Feiras das 19:00 - 21:30 (Os portões abrem as 18:30 e fecham as 20:30) DESENVOLVIMENTO - Quintas-Feiras das 18:30 - 21:30 (só trabalhadores da casa)
Email: contato@tuctvc.com
(12) 3944-4007
(Não atende ligações)